Sistemas de Informação e Comunicações
  • Email
  • Feedburner
  • Youtube
  • Rss
  • Home
  • Organização
    • Missão
    • Equipa
    • Organograma
  • Serviços
    • Suporte
    • Directório de serviços
    • Correio electrónico
    • Impressão, Cópia e Digitalização
    • Autenticação
    • Espaço Pessoal de Rede
    • Transferência de Ficheiros (VPN)
    • Serviços Académicos
    • Alojamento páginas internet
    • MSDN Academic Alliance
  • Manuais e Transferências
  • Requisições e formulários
    • Pedido de Suporte
      • Universidade Fernando Pessoa
      • Hospital Escola
    • Requisição para abertura de portas
    • Registo MSDN Academic Alliance
  • Galeria de Vídeos
  • FAQ

FAQ’s

Home» FAQ’s

▶ Esqueci-me da password de acesso. Como a posso recuperar?

Recuperação de Password para Docentes e Não Docentes: Deverá dirigir-se aos Recursos Humanos da UFP e solicitar uma nova password.

Recuperação de Password para Alunos: Deverá dirigir-se à secretaria da UFP e solicitar uma nova password.

▶ Existe algum Antivirus associado à UFP?

Sim.

A Universidade Fernando Pessoa efetuou um contrato com a empresa de segurança informática Sophos. Assim sendo, alunos, docentes e funcionários, podem instalar nos computadores pessoais o Sophos Endpoint Security (Antivírus e firewall) a custos muito reduzidos.

Para mais informações pode aceder à página do Antivírus.

▶ Posso utilizar as impressoras existentes na UFP?

Sim.

Para a realização destes serviços é necessária a utilização do seu cartão de estudante com créditos disponíveis para a realização da operação.

Pode utilizar as impressoras existentes na UFP para os seguintes serviços:

Impressão - A partir de qualquer computador da UFP ou portátil, ligados na rede local, pode iniciar um trabalho de impressão para os equipamentos multi funcionais de rede disponíveis em diversos locais da UFP. Para uma informação mais detalhada consulte a seguinte Página.

Para ter acesso do seu computador ás impressoras existentes na UFP consulte o Manual de Instalação de Impressoras.

Cópia/Digitalização - Para efetuar uma cópia dirija-se a uma das impressoras disponíveis na UFP. Em caso de duvidas na realização da mesma existe junta da impressora um manual de utilização.

▶ Posso alterar a password de acesso para todos os serviços UFP?

Sim. Para alterar a password de acesso de todos os serviços (Email, E-learning, Secretaria Virtual (SI)) UFP deverá aceder e efetuar login na página da Secretaria Virtual. De Seguida basta aceder ao menu "Geral" e selecionar "Mudar Senha".

▶ Sou novo(a) na UFP. Como posso aceder à rede informática?

O acesso à rede pode ser efetuado de duas formas:

Rede sem Fios: eduroam

Rede com fios: Pode aceder à rede com fios nos seguintes locais:

Edifício sede
  • Biblioteca central
  • Biblioteca multimédia
  • Sala dos periódicos
  • Salas de aula
Edifício FCS
  • Biblioteca
  • Salas de aula
Edifício Ponte de Lima
  • Salas de aula
Para que possa ter acesso à rede com fios são necessários os seguintes requisitos:
  • Computador com placa de rede (rj45)
  • Sistema operativo Microsoft Windows 8/7/Vista/XP/2000/9x/Me, linux, Mac OS

▶ Se alterar a password do email esta é alterada nos restantes serviços?

Não.

Apenas será alterada a password no Email. Para aceder aos restantes serviços terá de utilizar a password inicial.

Sistemas de Informação e Comunicações © 2025