Sistemas de Informação e Comunicações
  • Email
  • Feedburner
  • Youtube
  • Rss
  • Home
  • Organização
    • Missão
    • Equipa
    • Organograma
  • Serviços
    • Suporte
    • Directório de serviços
    • Correio electrónico
    • Impressão, Cópia e Digitalização
    • Autenticação
    • Espaço Pessoal de Rede
    • Transferência de Ficheiros (VPN)
    • Serviços Académicos
    • Alojamento páginas internet
    • MSDN Academic Alliance
  • Manuais e Transferências
  • Requisições e formulários
    • Pedido de Suporte
      • Universidade Fernando Pessoa
      • Hospital Escola
    • Requisição para abertura de portas
    • Registo MSDN Academic Alliance
  • Galeria de Vídeos
  • FAQ

Correio Eletrónico

Home» Correio Eletrónico

A UFP utiliza a plataforma/serviços GMAIL para fornecimento de serviços de correio electrónico.

Objectivos:

Este serviço pretende automatizar a transmissão de mensagens entre os utilizadores do sistema de informação da UFP e entre estes e outros utilizadores deste serviço na Internet.

Utilização e configuração:

Os utilizadores (alunos, docentes e funcionários, departamentos, secretarias, centros de investigação, organismos e outros serviços) têm um endereço de e-mail do tipo utilizador@ufp.edu.pt. Os endereços para docentes e funcionários são personalizados e podem-se encontrar na página da universidade.
Os alunos têm um endereço do tipo nº mecanografico@ufp.edu.pt. Os organismos, departamentos, secretarias ou centros de investigação têm igualmente um endereço para contacto. Estas informações podem-se encontrar igualmente na página da universidade.

 

Formas de consultar/utilizar o serviço de e-mail:

Webmail – Para aceder ao email através desta plataforma basta colocar o seu utilizador/nº mecanográfico e a respetiva password.

GMAIL – Para aceder diretamente através do GMAIL terá de colocar o seu utilizador/nº mecanográfico@ufp.edu.pt e a respetiva password.

NOTA: Sempre que aceder ao email através da página do GMAIL não esquecer de colocar o dominio @ufp.edu.pt.

Ou então através do site da UFP no menu Webmail.

 

Aplicação Cliente:

Uma outra forma, é a configuração de uma aplicação cliente de e-mail (ex. MS Outlook). Para tal basta aceder à nossa página de Manuais e Transferências e seguir os passos descritos para efetuar a configuração.

 

Indicações técnicas para configuração:

Para configurar a sua aplicação de correio de e-mail precisa de ter em atenção as seguinte indicações técnicas:

Servidor de Recepção de Correio Electrónico (POP3)
Incoming mail server pop.gmail.com
Numero de porto do servidor de Recepção (POP3) 995 (Seguro – SSL) (Obrigatório)
Servidor de Envio de Correio Electrónico (SMTP)
Outgoing Mail Server smtp.gmail.com
Numero de porto do servidor de Envio (SMTP) 465 ou 587 (Seguro – SSL) (Obrigatório)
Servidor de Envio (SMTP) requer autenticação Usa autenticação: Sim
Nome de Utilizador (alunos) e palavra-passe (Username) Número de aluno
Nome de Utilizador (Docentes / funcionários) (Username) Login atribuído
Endereço de Correio Electrónico (alunos) Email address numerodealuno@ufp.edu.pt
Endereço de Correio Electrónico (Docentes e Funcionários) Email address login atribuído @ufp.edu.pt
Palavra-Passe (alunos) palavra-passe atribuída na secretaria de alunos
Palavra-Passe (Docentes/Funcionários) palavra-passe atribuída em envelope entregue nos Recursos Humanos

 

Segurança:

A utilização das configurações de segurança (SSL) no seu cliente de correio electrónico (Outlook Express, MS Outlook, Eudora, Netscape Messenger, etc), tal como está demonstrado no quadro acima, é muito importante para salvaguardar o utilizador de eventuais escutas pela rede à palavra-passe que usa quando lê e envia correio electrónico. O uso destas configurações é obrigatório.

 

Sistemas de Informação e Comunicações © 2025