A UFP utiliza a plataforma/serviços GMAIL para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Objectivos:
Este serviço pretende automatizar a transmissão de mensagens entre os utilizadores do sistema de informação da UFP e entre estes e outros utilizadores deste serviço na Internet.
Utilização e configuração:
Os utilizadores (alunos, docentes e funcionários, departamentos, secretarias, centros de investigação, organismos e outros serviços) têm um endereço de e-mail do tipo utilizador@ufp.edu.pt. Os endereços para docentes e funcionários são personalizados e podem-se encontrar na página da universidade.
Os alunos têm um endereço do tipo nº mecanografico@ufp.edu.pt. Os organismos, departamentos, secretarias ou centros de investigação têm igualmente um endereço para contacto. Estas informações podem-se encontrar igualmente na página da universidade.
Formas de consultar/utilizar o serviço de e-mail:
Webmail – Para aceder ao email através desta plataforma basta colocar o seu utilizador/nº mecanográfico e a respetiva password.
GMAIL – Para aceder diretamente através do GMAIL terá de colocar o seu utilizador/nº mecanográfico@ufp.edu.pt e a respetiva password.
NOTA: Sempre que aceder ao email através da página do GMAIL não esquecer de colocar o dominio @ufp.edu.pt.
Ou então através do site da UFP no menu Webmail.
Aplicação Cliente:
Uma outra forma, é a configuração de uma aplicação cliente de e-mail (ex. MS Outlook). Para tal basta aceder à nossa página de Manuais e Transferências e seguir os passos descritos para efetuar a configuração.
Indicações técnicas para configuração:
Para configurar a sua aplicação de correio de e-mail precisa de ter em atenção as seguinte indicações técnicas:
Servidor de Recepção de Correio Electrónico | (POP3) |
Incoming mail server | pop.gmail.com |
Numero de porto do servidor de Recepção (POP3) | 995 (Seguro – SSL) (Obrigatório) |
Servidor de Envio de Correio Electrónico | (SMTP) |
Outgoing Mail Server | smtp.gmail.com |
Numero de porto do servidor de Envio (SMTP) | 465 ou 587 (Seguro – SSL) (Obrigatório) |
Servidor de Envio (SMTP) requer autenticação | Usa autenticação: Sim |
Nome de Utilizador (alunos) e palavra-passe (Username) | Número de aluno |
Nome de Utilizador (Docentes / funcionários) (Username) | Login atribuído |
Endereço de Correio Electrónico (alunos) | Email address numerodealuno@ufp.edu.pt |
Endereço de Correio Electrónico (Docentes e Funcionários) | Email address login atribuído @ufp.edu.pt |
Palavra-Passe (alunos) | palavra-passe atribuída na secretaria de alunos |
Palavra-Passe (Docentes/Funcionários) | palavra-passe atribuída em envelope entregue nos Recursos Humanos |
Segurança:
A utilização das configurações de segurança (SSL) no seu cliente de correio electrónico (Outlook Express, MS Outlook, Eudora, Netscape Messenger, etc), tal como está demonstrado no quadro acima, é muito importante para salvaguardar o utilizador de eventuais escutas pela rede à palavra-passe que usa quando lê e envia correio electrónico. O uso destas configurações é obrigatório.