Definição:
Para aceder a todos os serviços informáticos da universidade, é necessário o seu nome de utilizador e respectiva palavra-passe (credenciais de autenticação). Lembramos que estas informações são pessoais e intransmissíveis.
Objectivo:
Para centralizar este serviço e permitir a utilização das mesmas credenciais de autenticação para cada utilizador em todos os serviços, usamos um directório único de acesso com essa finalidade.
Utilização e configurações:
A maior parte dos serviços de rede solicita uma identificação aos utilizadores no sentido de estes terem acesso a informações pessoais ou a funcionalidades associadas ao seu perfil no sistema de informação. Neste sentido, quando aparecer uma caixa de diálogo na aplicação que está a utilizar a solicitar o seu nome de utilizador (username ou login) e a sua palavra-passe (password ou senha) deve usar as suas credenciais.
Nota: Caso ainda não possua as credenciais de acesso, veja quais os departamentos que deve contactar para as solicitar:
Docentes:
Recebem no departamento de recursos humanos da universidade, ou directamente no seu cacifo, uma carta com todas as informações necessárias.
Funcionários:
Recebem no departamento de recursos humanos uma carta com todos as informações necessárias.
Alunos:
Para aceder aos serviços informáticos disponíveis, basta saber o seu numero de aluno (mecanográfico), e ter a palavra-passe que lhe foi entregue no acto da matrícula nos serviços de secretaria de alunos.
Caso não possua uma palavra-passe, deve dirigir-se pessoalmente à sua secretaria de alunos e solicitar uma nova.
Segurança:
- Não deve partilhar a sua palavra-passe. Se suspeitar que a sua palavra-passe é do conhecimento de terceiros, deve-a mudar imediatamente;
- Altere regularmente a sua palavra-passe (pelo menos semestralmente). Deverá seguir os passos descritos neste manual;
- Nunca abandone um computador sem antes terminar a sua sessão (log off);